Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Eis aqui mais um complexo arquitetônico do Centro Histórico de Jampa, na Praça Dom Adauto. Fazem parte dele a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o Palácio Episcopal (antigamente um convento dos carmelitas e, hoje em dia, sede da Arquidiocese do estado) e a Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo. Enquanto os dois primeiros são do século 16, a terceira é mais recente, do século 18. Dada sua importância histórica, todos foram reconhecidos como Patrimônios Históricos e Artísticos.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo ostenta o estilo barroco romano e diversas partes feitas em pedra. O interior, contudo, é em rococó e sua nave tem florais esculpidos. A Igreja de Santa Teresa, por outro lado, é bem menor, apesar de ainda mais rica em detalhes. E, quando a gente diz “rica”, é também no sentido literal: afinal, boa parte da capela-mór e de suas toalhas, por exemplo, são revestidas de ouro. Além disso, ela tem a forma octogonal e teto abobadado.
Para resumir: certifique-se de levar com você um celular ou uma boa câmera, porque definitivamente você vai querer fazer várias fotos.
6. Casa do Artista Popular
No centro da cidade e em um casarão histórico com uma arquitetura lindíssima, a Casa do Artista Popular abriga uma magnífica exposição de peças de madeira ou barro, tecidos bordados, rendas, quadros, brinquedos e artigos em couro e cerâmica, entre outras obras assinadas por artistas paraibanos. Trata-se de um museu cujo acervo tem mais de mil peças que representam o autêntico artesanato do estado. Logo, se você estiver a fim de captar a essência da região, não deixe de visitar.
Para coroar, conta com uma lojinha, biblioteca, jardim e um café. Ou seja: experiência completa!
Tudo isso e muito mais você do brasil e do mundo só vai encontrar aqui no https://www.